A bomba que capta água no poço artesiano da rede que abastece a comunidade da Escadinha, zona rural de Guaratinga, queimou há uma semana. Vídeos enviados por moradores da localidade para a redação do site FURO31 nesta segunda-feira (25) mostram as dificuldades que eles estão vivendo, pois mesmo com a prefeitura enviando carro-pipa nem todas as casas estão tendo água.


De acordo com Maria do Carmo Rocha, mãe de 4 crianças, mesmo morando às margens da BA-283 a água não chega até a residência dela por estar localizada em uma localidade mais alta. “Aqui é a subida que vai para a rua da minha casa. Estamos sem água moço, aqui a água não sobe. Está todo mundo sem água por aqui”, relatou a moradora.

“Não tem uma gota de água e não sabemos o que fazer. Estou operada. Aqui é o reservatório que a gente usava para guardar a água que caia para a gente encher a caixa para nós tomarmos banho e lavar os pratos seco, seco e seco. Nem para molhar a horta tem.”, relatou Maria do Carmo.

Procurada pelo FURO31, a secretaria de Infraestrutura da cidade, confirmou que a bomba de captação da rede de água está em conserto. Eles informaram também que o abastecimento de água está sendo feito por meio de um caminhão pipa que enche o reservatório da localidade com 20 mil litros a cada dois dias e que depois de cheio a água é distribuída igualmente para as casas através da rede de abastecimento já existente.

Questionados pela nossa reportagem sobre as casas em áreas mais altas onde a água não está chegando, a gestão disse que não há como abastecer a residência de moradores individualmente.

Enquanto isso, os moradores terão que se virar da forma que podem e esperam uma solução rápida para que possam voltar a viver suas vidas normalmente.