Cerca de 2.089 pessoas votaram neste domingo (1º) para eleger os novos conselheiros tutelares de Guaratinga para o quadriênio 2024/2027. Onze candidatos concorreram para conquistar uma das cinco vagas disponíveis no município.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Daniel Moronari, o processo foi considerado tranquilo, apesar de ter havido grandes filas no Instituto de Educação, único local de votação onde estavam disponibilizadas quatro urnas.
Os portões foram fechados às 17h, mas a votação continuou por mais duas horas para que todas as pessoas que estavam na fila pudessem votar. Neste ano, a grande novidade foi a utilização de urnas eletrônicas que agilizaram a apuração dos votos, onde o resultado da sessão era divulgado assim que a urna era fechada. Por volta das 19h, o resultado oficial foi divulgado.
Os eleitos foram: Sirlene Oliveira Silva Ferreira, com 344 votos; Nilton Moreira Gomes, com 325 votos (reeleito); Elisangela Silva Pereira, com 314 votos; Luyan de Souza Gobira, com 235 votos (reeleito); e Rose Silva Santos Dias, com 216 votos. Além disso, foram eleitos como suplentes Jagno Silva, Rogério Santos, Cléria Martins, Seridan Nunes e Lilian Ramos.
Também foi a primeira vez que o eleitor passou a votar apenas em um candidato. No comparativo com a eleição de 2019, que teve 2.523 eleitores, foram registradas 434 pessoas a menos que foram até às urnas votar em 2023.
A condução desse processo eleitoral foi coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Guaratinga (CMDCA), com supervisão da Comissão Especial Eleitoral, contando com o apoio da Prefeitura de Guaratinga, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Os futuros conselheiros tutelares terão uma carga horária semanal de 40 horas, disponíveis de segunda a sexta-feira, incluindo fins de semana e feriados. A nomeação e posse dos candidatos eleitos estão marcadas para o dia 10 de janeiro de 2024, onde a Prefeitura de Guaratinga dará posse aos novos membros.