O fornecimento de água começou a ser retomado, de forma gradativa, na manhã desta segunda-feira (30) em diversos bairros de Guaratinga. Há cerca de 4 dias, o município tem registrado oscilações de energia que afetaram a estação de abastecimento de água na cidade.
Segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a previsão é que o abastecimento seja normalizado em toda sede do município nas próximas 24h. A Embasa contou ainda que desde quinta-feira (26) identificou falhas no fornecimento de energia elétrica e acionou a Coelba diversas vezes para que pudesse solucionar o problema e permitir a retomada regular do abastecimento.
Em nota ao FURO31, a Neoenergia Coelba informou que a oscilação no fornecimento de energia, registrada no domingo (29) em uma área da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Embasa em Guaratinga, já foi solucionada após a visita dos técnicos da distribuidora de energia nesta segunda-feira (30).
TRANSTORNOS
A falta de água deste a última quinta-feira (26) gerou diversos transtornos na educação, saúde e comércio na cidade.
Ao FURO31, a direção do Hospital e Maternidade Joana Moura contou que teve que suspender as internações de pacientes, tratando apenas casos de emergência e partos. A limpeza da unidade hospitalar foi feita com a ajuda de carro pipa e caixas d ́água extras. E o consumo de água mineral aumentou para poder preparar a alimentação da unidade hospitalar.
Para manter o comércio, empresários tiveram que buscar água em baldes para abastecerem os estabelecimentos.
Nesta segunda-feira (30), a Secretaria de Educação suspendeu as aulas de 1.770 alunos que estudam em seis escolas municipais pelo impacto que a falta de água ocasionou na manutenção das unidades. Já os alunos da rede estadual, que estudam no Colégio Estadual Jésus Moura, tiveram o tempo das aulas reduzido e foram liberados mais cedo.