Vinícius Queiroz dos Santos, de 5 anos, morreu nesta sexta-feira (10) horas depois de ser picado por um escorpião na fazenda onde morava com a família, na zona rural de Santo Antônio do Jacinto (MG).
Segundo informações, o caso aconteceu durante a tarde quando o garoto se arrumava para ir à escola.
Vinícius Queiroz foi picado no pé pelo animal que estava escondido dentro da meia. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado para o Hospital Deraldo Guimarães em Almenara, mas não resistiu.
O laudo cadavérico confirmou que a morte da criança foi motivada pelo veneno de escorpião. O corpo de Vinícius foi velado e sepultado por volta das 10h da manhã deste sábado no cemitério municipal de Santo Antônio do Jacinto.
PRECAUÇÕES CONTRA ESCORPIÕES
Em matéria para a coluna Saúde do site FURO31, o graduado em medicina Horley Neto explicou que se deve ter cuidado ao calçar sapatos ou tênis, pois o calçado fechado é um dos locais onde os escorpiões podem se esconder nas residências.
O procedimento correto quando alguém for ferido pelo animal é suspender o membro do corpo que foi picado e levar a vítima ao serviço de saúde mais próximo para que possa receber atendimento.
O colunista contou ainda que não se pode fazer garrote (pois isso impede a circulação do sangue), não se pode cortar o local da picada e nem aplicar pó de café, chá, chá de folhas ou terra sobre a ferida, porque pode provocar infecção. Clique aqui e veja a matéria completa sobre escorpião e outros animais peçonhentos.