A Câmara Municipal de Vereadores de Itabela se destaca entre os poderes legislativos da Bahia ao conquistar o 10º lugar no ranking de transparência pública. Com um índice impressionante de 67,80%, essa conquista é um marco para a região da Costa do Descobrimento e Extremo Sul da Bahia. O salto significativo de 38,36% na avaliação em comparação ao ano anterior é notável e reflete o compromisso em promover a transparência.
Os dados que embasam esse resultado podem ser encontrados no Radar da Transparência Pública, sendo esta avaliação anual baseada nos critérios essenciais como a divulgação de contratos, licitações, patrimônio, gastos e outros índices de transparência nos portais das câmaras.
O presidente da casa legislativa, Lukinho Eugênio, atribui esse êxito a uma equipe competente e dedicada. “Estamos orgulhosos do nosso empenho em garantir transparência em nossas ações. Esse resultado se deve ao trabalho de toda uma equipe competente e comprometida na minha gestão à frente da Câmara”, afirmou o presidente.
Apesar de ter alcançado esse feito em seu primeiro ano de gestão, o vereador enfatiza a busca pela excelência: “Hoje seguimos 100% dos nossos compromissos essenciais para garantir a transparência, e nosso objetivo é conquistar o selo Diamante no próximo ano, o mais alto reconhecimento nesse aspecto”.
Investimentos em tecnologia foram cruciais nesse progresso, com a implementação de novos softwares, como o sistema de votação via painel eletrônico, garantindo total transparência em todas as votações. Além disso, a transmissão ao vivo de todas as sessões da Câmara pela TV CÂMARA e pelas páginas oficiais nas redes sociais oferece à população a oportunidade de acompanhar as atividades legislativas de maneira transparente e direta.
Esse reconhecimento reforça o compromisso da Câmara de Itabela em promover uma gestão pública transparente, acessível e participativa, servindo de exemplo e inspiração para outras instituições trilharem o mesmo caminho em prol da transparência e da confiança da população.
Veja o Ranking na Costa do Descobrimento, pelo Índice de Transparência:
Câmara Itabela – 67,80%
Câmara Eunápolis – 63,47%
Câmara Porto Seguro – 26,41%
Câmara de Guaratinga – 13,56%
Câmara de Itagimirim – 4,37%
Não há dados referentes a Belmonte, Itapebi e Santa Cruz Cabrália.
Segundo fontes ouvidas pelo FURO31, a falta de dados de alguns municípios significa que eles não responderam ao questionário da transparência.