No verão, é essencial adaptar a alimentação para enfrentar o calor e manter-se bem hidratado, por isso retomamos as publicações da coluna Nutrição da Prática após o recesso de final de ano abordando esse assunto.
Abaixo separei algumas dicas nutricionais para você poder consumir e aproveitar a estação mais quente do ano fazendo uma boa alimentação.
- Melancia: Rica em vitamina C, vitamina A, sais minerais como cálcio e com bastante água, a melancia é uma excelente escolha para se refrescar e se manter hidratado.
- Melão: Além de ser uma fruta hidratante, o melão contém cálcio, potássio e vitamina C.
- Laranja: Rica em betacaroteno, vitamina A e C, a laranja é antioxidante, anti-inflamatória e também ajuda na hidratação.
Tangerina: Pobre em gorduras, a tangerina é rica em vitamina C, A e B6, além de conter potássio, cálcio, ferro e magnésio.
Beba bastante água e água de coco para se manter refrescado e evitar a desidratação. - Opte por refeições leves: Evite alimentos pesados e gordurosos, especialmente no calor. Frituras, laticínios (como queijo e requeijão), carnes gordurosas e massas podem causar indigestão e mal-estar. Prefira refeições leves, como frutas da estação e carnes brancas.
- No grupo dos vegetais, alface, espinafre e rúcula oferecem vitaminas e fibras importantes para a saúde digestiva.
- Reduza o consumo de açúcar e alimentos com gordura: Prefira opções mais saudáveis e frescas.
Atente-se à conservação dos alimentos para evitar contaminação.
Com essas dicas seu verão será mais saudável e sem risco de seu corpo não ficar desidratado, com uma alimentação mais saudável consumindo as melhores frutas.
Lembre-se também de fazer todas as refeições ao longo do dia, sem pular nenhuma. Essas práticas ajudam a manter o equilíbrio e a lidar com as altas temperaturas do verão.