O 3º capítulo do Videocast do Núcleo Museu da Pessoa de Guaratinga foi lançado no YouTube nesta quarta-feira (21). No vídeo, Eunice Rodrigues, a primeira professora formada no município, conta histórias de sua infância e ainda traz relatos de como as aulas foram ganhando espaço na cidade.
“As aulas tudo era difícil lá em Guaratinga, muito difícil. A gente não tinha livros, a gente não tinha nada e aí, o quê que eu fiz? Improvisei”, conta Eunice Rodrigues em trecho do vídeo.
A professora ainda conta que um dos improvisos nas aulas era levar os alunos para o rio e lá criavam brincadeiras, contavam a história de Guaratinga e, às vezes, também iam à Pedra do Oratório para fazer um estudo diferente, conhecendo a história das pedras.
“Era muito divertido ser professora lá em Guaratinga”, lembra ela.
Entes queridos também participam do episódio, e Flávio, filho de Eunice, faz questão de lembrar o quanto a mãe era querida pelos colegas e alunos nos tempos em que dava aulas.
“Eu amo Guaratinga e amo aquele povo de lá. Foram os melhores anos de minha vida”, finaliza Eunice.
Após mostrar as histórias de Joana Moura no primeiro capítulo, Ademi Soares no segundo e Eunice Rodrigues no terceiro, a primeira temporada da série de vídeocasts será encerrada com a história de Antônio Pinheiro Salles e a sua luta pela democracia.