A população de Guaratinga vem enfrentado fortes chuvas nos últimos três dias e tendo que lidar com alguns transtornos causados por tanta água. De acordo com a Defesa Civil do município já foram cerca de 120 milímetros.
Diante de tanta chuva, o Rio do Frades, que fica a 2km do centro da cidade transbordou e o desvio que foi feito por lá, quando a ponte caiu em abril de 2022, acabou sumindo ao ponto de veículos e moradores não conseguirem atravessar o trecho da BA-686, que dá acesso aos povoados de Cajuíta e Barra Nova.
Um motorista tentou passar com um carro pelo desvio, mas acabou caindo no Rio dos Frades. O veículo precisou ser retirado com a ajuda de um trator. Ninguém ficou ferido.
No Rio Buranhém, o nível da água também subiu encobrindo a ponte que dá acesso a comunidade do Sapucaia que fica próxima ao distrito de Buranhém, precisando ser interditada.
Já na sede do município, o telhado do Posto de Saúde do Bairro Novo Horizonte não suportou tanta água precisando ser interditado e não funcionou nesta sexta-feira (23).
Para a repórter Taísa Moura do jornal Bahia Meio Dia, o coordenador da Defesa Civil de Guaratinga, Jurandir Marques, afirmou que apesar dos transtornos causados pelas tempestades, até o momento não houveram pessoas desabrigadas.
Jurandir Marques também comentou sobre as medidas que serão tomadas pelo município nos próximos dias para amenizar os danos causados pelas chuvas.
“As equipes estão de prontidão, aguardando a chuva cessar um pouco para retomar as ações, porque devido o volume de chuva dos últimos dias, infelizmente nada pode ser feito”, afirmou o coordenador da Defesa Civil.
De acordo com Instituto Clima Tempo, a previsão é que os próximos dias sejam de mais chuvas em Guaratinga, tendo o retorno do sol na terça-feira (27).