As universidades baianas Uneb, Uefs e Uesc estão com os portões fechados nesta quinta-feira (22), sem realizar suas atividades acadêmicas. A paralisação, organizada por professores e estudantes, integra as ações do “Dia Nacional de Luta, Mobilização e Paralisação”, construído por diversas centrais sindicais.
Em frente ao portão principal da Uneb, no bairro do Cabula, em Salvador, professores representantes da categoria docente e estudantes fazem panfletagem reivindicando direitos sociais e trabalhistas e contra a falta de recursos para ensino, pesquisa e extensão, além de outras exigências.
A diretora da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), Carolina Lima, falou sobre o ato de hoje: “O protesto acontece em todo o país, em inúmeras universidades públicas, escolas de ensino médio e básico, além de outras categorias de trabalhadores. O objetivo é unir a classe trabalhadora contra um conjunto de medidas impostas pelo governo Temer, que atacam nossos direitos, como o Projeto de Lei 257/16 e a Proposta de Emenda Constitucional 241/16”.