Olá, pessoal. Na coluna Simplificando o INSS de hoje falaremos sobre o pente-fino, um tema bastante delicado para com aqueles que recebem benefícios do INSS. Espero que gostem!
O pente-fino nada mais é que uma medida adotada pelo governo aos beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a medida é uma tentativa do governo para economizar cerca de R$ 10 bilhões em 2024.
Inicialmente, surge a pergunta, quais benefícios serão alcançados pelo pente-fino? Serão alcançados o BPC (Benefício de Prestação Continuada), o Auxílio doença, bem como o Auxílio defeso, este último beneficia pescadores artesanais.
A revisão vai começar pelo BPC. Será feito um balanço para que alguns benefícios considerados “consolidados” como casos de dependentes com autismo, por exemplo, não precisaram passar por revisão.
Assim, serão convocados a partir do mês de maio para perícia médica, comprovação da renda familiar e checagem para avaliar se o segurado está acumulando o rendimento com outro benefício previdenciário ou seguro-desemprego, o que não é permitido.
A revisão do auxílio-doença deverá vir em seguida. Serão convocados a perícia médica todos aqueles que recebem o benefício por mais de um ano.
Já o seguro defeso, que é o benefício pago àqueles que vivem da pesca de pequeno porte, o governo quer usar banco de dados de estados e municípios.
Nesse sentido, o INSS vai focar, principalmente em benefícios com suspeitas de irregularidade ou fraude detectados pelo sistema.
Portanto, se o seu benefício for suspenso, reúna a documentação completa para que ele possa ser restabelecido.
Até a próxima semana!