Olá, pessoal. Na coluna Simplificando o INSS de hoje, explicarei como funciona o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas diagnosticadas com câncer. Espero que gostem!
Receber um diagnóstico de câncer, é um momento desafiador, ainda mais quando o paciente não possui a estrutura financeira necessária para o tratamento da doença. Por isso, o sistema previdenciário brasileiro oferece um amparo para aqueles que enfrentam essa batalha. A seguir explico o que é o BPC/LOAS e apresento quais são suas regras para pacientes com câncer.
O que é o BPC/LOAS?
O Benefício de Prestação Continuada (BPC), também conhecido como LOAS, é um auxílio assistencial destinado a pessoas com deficiências e idosos de baixa renda. No caso, o câncer é considerado uma deficiência e isso abre portas para o benefício.
Carência e renda
Para ser elegível ao BPC/LOAS, o paciente deverá atender a alguns requisitos:
Comprovar o diagnóstico de câncer: Além de ser diagnosticado com a doença, ela deve ser considerada incapacitante. Exames médicos e laudos são essenciais para comprovar isso.
Renda Familiar: A renda familiar per capita não pode ultrapassar 1/4 do salário mínimo vigente. Isso significa que a renda mensal por pessoa na família deve ser inferior a esse limite.
Carência: Não há carência, para o BPC/LOAS envolve a apresentação de documentos médicos, laudos e informações financeiras detalhadas.
É recomendável contar com o auxílio de uma advogado previdenciário para garantir que tudo seja encaminhado corretamente.