Guaratinga foi classificada como péssima, tendo 16, 9 pontos e ficando na 67ª posição entre as 78 cidades baianas avaliadas no ranking de Transparência e Governança Pública produzido pelo Instituto Nossa Ilhéus com metodologia e apoio técnico da Transparência Internacional – Brasil. Dentre os oito municípios da Costa do Descobrimento, a cidade ficou na última posição.
A avaliação divulgada na terça-feira, 16 de julho, trouxe resultados dos territórios baianos do Litoral Sul, Baixo Sul, Extremo Sul, Médio Rio de Contas e Costa do Descobrimento, observando os critérios de plataformas, administração e governança, obras públicas, transparência financeira e orçamentária, legal, participação e comunicação dos municípios.
Na Costa do Descobrimento, Itabela foi líder em transparência, seguida por Itagimirim e Porto Seguro. Veja a lista com os resultados das oito cidades que compõe esse território da Bahia:
- Itabela- 5ª posição (regular);
- Itagimirim- 29ª posição (ruim);
- Porto Seguro- 39ª posição (ruim);
- Belmonte-48ª posição (ruim);
- Eunápolis-54ª posição (ruim);
- Santa Cruz Cabrália- 57ª posição (ruim);
- Itapebi-65ª posição (ruim);
- Guaratinga-67ª posição (péssima);
De todas as cidades avaliadas, apenas Ilhéus e Itabuna foram classificadas como “boas”. Nenhum município chegou a atingir o nível “ótimo”, o que em um ano eleitoral é preocupante e leva a reflexão em relação a obras e emendas que apresentam risco de corrupção.
Clique aqui e confira o ranking completo das 78 cidades baianas avaliadas pelo Instituto Nossa Ilhéus.