Foi iniciado na última sexta-feira, 16, o período de campanha política para os cargos de prefeito e vereador por todo o Brasil. A partir desta data, as coligações, partidos políticos ou candidatos foram autorizados a realizar diversas ações, afim de conquistar o voto do eleitorado.
Entretanto, não foi necessário esperar muito para que as atitudes de baixo nível do período eleitoral começassem a acontecer. Já na manhã deste domingo, portanto, menos de 48 horas após o início da campanha, diversos veículos plotados com apoio à candidata à prefeita de Porto Seguro pelo PSD, Cláudia Oliveira, foram vandalizados, tendo seus adesivos arrancados total ou parcialmente, além de terem a pintura arranhada.
Não há imagens das ações de vandalismo, mas é lamentável que ações antidemocráticas como essa continuem ocorrendo. A livre manifestação de preferência política é permitida pela legislação eleitoral e não há nada que justifique retaliações dessa natureza.
Fica a esperança de que o fato tenha ocorrido de forma isolada e que, a partir deste momento, tenhamos uma campanha limpa, com cada coligação, partido ou candidato mostrando suas propostas sem que sejam vítimas de criminosos, que agem no anonimato, acreditando na impunidade.