Os mesários que irão trabalhar nesta eleição de 2024 aqui no município de Guaratinga, passaram por um treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral no Fórum da cidade, no último sábado (21). Nesta capacitação, os convocados estão aprendendo como irão atuar nas seções no dia 06 de outubro.


“A cada treinamento um novo aprendizado. Eu também fiz o treinamento online, mas, eu preferi o presencial que é maravilhoso principalmente porque você pratica, tem a oportunidade de estar com pessoas e compartilhar dos mesmos anseios”, disse a mesária Maria d’Ajuda.

Josué Santos, de 21 anos, foi convocado pela primeira vez para atuar em uma eleição. Ele será presidente em uma das seções e ver a experiência como uma grande responsabilidade.


“Para mim foi uma surpresa a convocação com apenas 21 anos e já atuando na função de presidente. Vai ser uma responsabilidade nesta eleição, uma pessoa tão jovem e incentivar também a mais jovens a estar trabalhando nas eleições”, afirmou o mesário Josué.

Em Guaratinga, foram convocados 224 mesários para atuarem neste pleito. Aqueles que escolheram a modalidade online terão até o dia 05 de outubro para realizar o treinamento.

A técnica de urna e responsável pelo treinamento, Bianca Soares, explicou que esta eleição virá com novidades para facilitar o trabalho dos mesários.

“Esse ano a gente tem algumas mudanças, mas, principalmente a questão da urna. Agora a gente trabalha com a urna 2020. Na eleição passada, a gente tinha uma urna de 2013. Então é uma urna mais moderna, tecnológica. A gente tem alguma alteração na questão dos fiscais de partido que agora eles têm que usar o crachá já com identificação deles, além da sigla de partido e a assinatura que é obrigatória então assim vai ficar mais fácil pra gente fazer um controle desses fiscais que vão estar durante a votação”, falou a técnica de urna.

Em Itabela que tem 22. 365 mil eleitores aptos a votar nesta eleição, a capacitação aconteceu no último dia 14 de setembro para aproximadamente 300 mesários.

Embora o trabalho dos mesários não seja remunerado, os convocados terão um auxílio alimentação no dia do pleito e alguns benefícios garantidos pelo Tribunal Superior Eleitoral, dentre eles dois dias de folga referente ao dia do treinamento e ao dia da eleição e um critério para desempate em concursos públicos.

São 56 seções, tendo quatro mesários atuando em cada uma entre a sede e os povoados. Neste pleito de 2024, são 15. 779 mil eleitores aptos a votar no município de Guaratinga.