Sede da Prefeitura de Guaratinga (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

A Prefeitura de Guaratinga iniciou, na última sexta-feira (11), uma série de exonerações de cargos de confiança (servidores contratados), afetando significativamente várias secretarias municipais. Nesta segunda-feira (14), uma nova remessa de demissões foi confirmada no Diário Oficial, ampliando o impacto nas operações da administração municipal.


Secretarias importantes como as de Administração, Governo, Desenvolvimento Social, Saúde, Meio Ambiente e Turismo, Educação, além de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, foram atingidas pelas exonerações. Um exemplo dos serviços prejudicados foi o do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que precisou ser transferido para as dependências da Secretaria de Saúde e agora opera com uma equipe reduzida, comprometendo o atendimento à população.

Comunicado divulgado pela Prefeitura de Guaratinga (Imagem: PMG)

Com a saída em massa dos servidores de confiança, diversos serviços públicos essenciais ficarão comprometidos até a nova gestão assumir, em 1º de janeiro de 2025. A população de Guaratinga deverá enfrentar dificuldades temporárias, especialmente nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento social.

Sem reposição imediata dos cargos, a defasagem nas secretarias afetadas poderá causar transtornos e atrasos em serviços administrativos e operacionais essenciais.