O fenômeno cinematográfico Harry Potter, de JK Rowling, completa neste mês de novembro 15 anos do lançamento do seu primeiro filme. E quem ganhou o presente de debutante foram os fãs do bruxo, com a estreia, nesta quinta-feira, 17, do longa “Animais fantásticos e onde habitam”.
Apesar de o primeiro volume de Harry Potter ter sido publicado em 1997, foi só em 2001 que a obra chegou ao cinema. A sequência de sete livros e oito filmes fez parte da infância e adolescência da maioria da geração Y, os que nasceram em meados dos anos 1990. A autora britânica retorna agora, 15 anos mais tarde, e como roteirista, ao mesmo mundo mágico dos bruxos, mas longe de Hogwarts. O longa se passa em Nova York, no período depois da Primeira Guerra Mundial e 70 anos antes do universo do bruxo.
O título do filme é o mesmo de um livro que Harry Potter usava na Escola de Bruxaria do mundo de fantasia de Rowling. “Animais fantásticos e onde habitam” tem protagonistas adultos, e antes mesmo da estreia já foi anunciado que será apenas o primeiro de uma saga de cinco longas.