Os servidores públicos do município de Guaratinga pararam suas atividades por 24 horas nesta segunda-feira (26). A atitude, decidida em assembleia realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Guaratinga (SISPUG) na última quinta-feira (22) reivindica o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro.
A presidente do SISPUG, Sária Pinheiro, informou a reportagem do FURO31 que o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro era pra ser feito até o dia 20 de dezembro. Segundo Sária, a Prefeitura de Guaratinga não deu nenhuma explicação ao sindicato a respeito do pagamento.
O sindicato disse que serviços essenciais, como o Hospital, não serão prejudicados, pois 30% do efetivo continuarão trabalhando.
Na última sexta-feira (23) em entrevista a Rádio Pataxós FM em parceria com a Start Comunicação o prefeito Kenoel Viana quando perguntado sobre a herança que vai deixar para a nova gestão disse que pagará todos os funcionários.
“Com relação à herança que estamos deixando, estamos procurando deixar a casa mais arrumada possível para passar para a nova gestão, estamos empenhados, mesmo no final da nossa gestão. Eu tenho ido participar de reuniões em busca de recurso, ajuizei uma ação agora, inclusive, para receber a repatriação referente à multa do município, com isso, obrigar a união a pagar o município até o dia 30, com esse recurso estamos buscando regularizar todas as finanças de salário e décimo terceiro dos nossos funcionários. Esse é nosso empenho, nossa preocupação, nosso compromisso com o funcionário de Guaratinga, deixar regularizado a questão salarial com eles. Porque é uma responsabilidade nossa, é um empenho nosso e acredito que vai dar certo, porque eu tenho contado sempre com a UPB, com a CNN e através dessas ações que a gente tem feito vai entrar este recurso até o dia 30. E até o dia 30, a gente fecha nossas contas de forma positiva com todos esses pagamentos sendo feitos por nosso município, por nossos servidores. Uma parte já foi paga, falta só à outra parte para se concluir e temos buscado este recurso entrar e fechar. Estamos buscando deixar uma herança que não atrapalhe a gestão seguinte, uma herança que inicie com Guaratinga sempre desenvolvendo e crescendo. Porque é isso que eu acho que a gente tem que fazer, diferente da herança que eu recebi, que realmente foi complicado, foi uma pegadinha que a gente achou para tentar atrapalhar nossa gestão, que a gente conseguiu ultrapassar, e que eu não desejo aquilo que eu recebi pra ninguém. Então estou buscando deixar diferente o município para que a nova gestora assuma de forma tranquila”, disse Kenoel na entrevista.
O SISPUG disse ainda que uma assembleia será realizada nesta terça-feira (27), para que sejam tomadas novas medidas, podendo ocasionar até uma greve por tempo indeterminado, caso não seja pago o restante do pagamento do 13° salário dos funcionários.