Foto: Idalício Viana/CliC101


Numa mesa composta pela presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) – Maria Quitéria, prefeito anfitrião Temóteo Brito – Teixeira de Freitas, prefeita de Jucuruçú – Uberlândia Pereira, prefeito de Bom Jesus da Lapa e candidato a presidente da UPB – Eures Ribeiro, com trabalhos conduzidos pelo ex-prefeito de Mucuri – Paulinho de Tixa, com atuais 12 prefeitos presentes e 4 representados, gestores dos territórios Costa do Descobrimento e Extremo Sul da Bahia votaram e elegeram por unanimidade a chapa única da nova diretoria da Associação dos Prefeitos do Extremo Sul (APES) para o biênio 2017-2018, evento realizado na tarde desta sexta-feira (20) no Lord Plaza Hotel em Teixeira de Freitas.

Foto: Idalício Viana/CliC101

Compõem a nova diretoria da APES: Leo Brito (Alcobaça) – Presidente; Agnelo Júnior (Cabrália) – Vice-Presidente; Juarez Oliveira, o Peba (Itapebi) – 1º Secretário; Zulma Pinheiro (Itanhém) – 2ª Secretária; Dr. Carlos (Mucuri) – Tesoureiro; Luciano Francisqueto (Itabela), Silvio Ramalho (Caravelas) e Humberto Carvalho (Lajedão) – Conselho Fiscal.

Estiveram ausentes os prefeitos de Itabela – Luciano Francisqueto, Ibirapuã – Calixto Ribeiro, Itagimirim – Devanir Brillantino, Belmonte – Janival Borges e Prado – Mayra Brito.

Ausência mais notada foi a do prefeito de Itabela, Luciano Francisqueto, que embora faça parte da diretoria eleita, não compareceu e nem se fez representar.

A prefeita de Guaratinga, Christine Pinto, impossibilitada de comparecer, se fez representar pela sua Secretária de Governo, Ana Lídia Batista Ribeiro.

Foto: Idalício Viana/CliC101

A presidente da UPB, Maria Quitéria, finalizando seu mandato à frente da entidade maior dos municípios baianos, falou sobre suas experiências, realizações, da luta para levar técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios a cada região do Estado para que pudessem conhecer as realidades de cada uma, afirmou seu apoio à candidatura de Eudes Ribeiro à presidência da UPB, enfatizando que ele já foi vereador, deputado, prefeito, já foi testado e aprovado, lembrou toda a estrutura da entidade colocada à disposição dos prefeitos baianos para desenvolvimento de projetos, digitalização, preparação de convênios, e disse que agora a luta é para repasse do ISS aos municípios, projeto vetado pelo governo.

“Deputado se quiser nos acompanhe; nós somos 5 mil, eles são 500”, finalizou Quitéria.

O prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, candidato a presidente da UPB, disse que ao invés de ficar no gabinete ligando e pedindo voto, percorre todo o Estado para conversar com cada um dos colegas, apresentando os principais pontos da sua pauta de ações, entre as quais a quebra do veto do ISS feito pelo presidente Temer, a “roubalheira” da Coelba contra as prefeituras baianas, e a solução de pelo 97 pautas em andamento no Congresso.

Eudes lembrou o prestígio da sua chapa com a região extremo sul, da qual fazem parte os prefeitos de Alcobaça – Leo Brito / Presidente da APES, Caravelas – Sílvio Ramalho e Itanhém – Zulma Pinheiro, e convidou todos os prefeitos para um jantar de confraternização no dia 24 /1, terça-feira, ressaltando a imprescindível presença de todos para a eleição que ocorrerá no dia seguinte, das 08h00 às 17h00 na UPB, já que não haverá voto por procuração.

CliC101 | Idalício Viana