Nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, foi confirmado que Dom Carlos Alberto dos Santos, bispo da Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, foi mesmo nomeado pelo Papa Francisco para assumir a Diocese de Itabuna, em substituição a Dom Czesław Stanula, que aos 77 anos pediu renúncia, pedido aceito pelo Vaticano.
O sucessor foi confirmado pelo bispo em comunicado feito pelo religioso polonês aos seus sacerdotes. “Que seja bem-vindo”, desejou Dom Czesław. Polonês de nascimento, Dom Czesław estava à frente da Diocese de Itabuna há quase 20 anos.
Dom Carlos
Carlos Alberto dos Santos, de 61 anos, estudou Filosofia na Faculdade Salesiana da Lorena e Teologia no Instituto Salesiano Pio XI em São Paulo. Foi ordenado sacerdote em 1983 e desde então foi, por exemplo, administrador paroquial, reitor do Seminário Provincial Nossa Senhora da Conceição, em Aracaju, coordenador do Pastoral vocacional e dos ministérios, padre em diversas paróquias e responsável pela formação de diáconos permanentes.
Dom Carlos assumiu a Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas em junho de 2005, pelo Papa Bento XVI, hoje papa emérito. Seu grande último feito em solo teixeirense foi a construção da Catedral, que hoje está em fase de acabamento.