Desde o dia 23 de janeiro de 2017 as instituições de ensino superior vêm retornando as suas atividades letivas, mas os alunos da cidade de Guaratinga não assistiram a nenhuma aula este ano, devido à falta de transporte.
O estudante de matemática do IFBA-Eunápolis, Marcos Leão, contou a nossa reportagem que desde que a suas aulas retornaram, dia 23 de janeiro, não há transporte para os estudantes universitários do município de Guaratinga, relatou ainda que teve que pedir para dormir na casa de amigos de Eunápolis para não perder aula. Segundo ele, a secretaria de transporte solicitou que os estudantes que necessitam do transporte dessem o seu nome em uma lista para poder solicitar o ônibus, mas até agora nada.
A estudante de administração da UneSul Bahia, Sêmilly Guimarães Caldeira, procurou o FURO31 e disse que está indignada com a situação. “Estou indignada com a falta de transporte para a faculdade! Minhas aulas começaram desde o dia 06/02/2017 e estou tendo prejuízos acadêmicos, perdendo o período de matrícula, além de estar faltando às aulas”, relatou a discente.
O FURO31 procurou, na tarde desta quarta-feira, o secretário de educação do município, Francisco Carlos. Por telefone o secretário disse que a licitação para a contratação do transporte que levaria os alunos ainda não pode ser feita, devido ao estado de emergência declarado pelo município. Afirmou ainda que para não deixar os universitários sem transporte procurou usar os ônibus escolares que o município utiliza para o transporte de alunos da zona rural, mas ao passar por uma vistoria os veículos precisaram ser levados para a oficina. Carlos disse ainda que não há previsão para o funcionamento do transporte universitário.
Já o secretário de transporte do município, Manoel, afirmou que o problema não é o conserto do ônibus e sim a falta de documentos para que os veículos pudessem circular. Ele garantiu que até a próxima segunda-feira (13) o transporte estará à disposição dos universitários.