Sabão líquido feito a parti do óleo de cozinha (Foto: Divulgação/UFSB)


Quando despejado em pias, bueiros ou ralos, o óleo de cozinha provoca entupimento do encanamento e caixa de gordura da casa, polui a água, além de contribuir para morte de animais aquáticos. No entanto, o óleo de cozinha é reciclável e pode ser utilizado para fazer sabão, entre outros produtos.

Em Teixeira de Freitas, a ONG RECICLOIL está desenvolvendo, há alguns anos, o trabalho de coletar o óleo usado para fazer sabão líquido de ótima qualidade e vendê-lo para empresas e pessoas físicas, cujo recurso é revertido para o projeto.

(Foto: Divulgação/UFSB)

A UFSB está se unindo a esta causa e se torna ponto de coleta para óleo de cozinha usado que será encaminhado à RECICLOIL. Quem se interessar, basta coletar o óleo usado em garrafas PET e levá-lo à UFSB (Praça Joana Angélica, São José, Teixeiras de Freitas/ Fone: (73) 3291-2089 / 3292-5834).

A RECICLOIL produz, além de sabão líquido e outros produtos de limpeza, bolsas recicláveis de lona e panos de limpeza feitos de retalhos de malhas e reciclagem de roupas usadas.

ASCOM | Universidade Federal do Sul da Bahia