A Embasa iniciou a operação da nova estrutura para abastecimento de água dos municípios de Queimadas e Santaluz. Os mais de 50 mil moradores das duas cidades já estão recebendo água do Açude Jacurici. Ao todo foram implantados 9,5 quilômetros de adutora e uma estrutura para captação da água na Fazenda Correnteza, em Queimadas, com um investimento de R$ 3,3 milhões. A intervenção inclui, ainda, a limpeza e desassoreamento da Barragem da Leste, em andamento.
De acordo com o gerente regional da Embasa, Euvaldo dos Santos Neto, a operação do sistema funciona com a nova estrutura e a anterior de forma alternada. “Inicialmente, estamos operando dez horas por dia com a captação nova. Manteremos esse procedimento enquanto tivermos água na Barragem da Leste, mas, se não houver chuvas e reposição do volume, passaremos a operar ininterruptamente com a estrutura nova”, explica. “Asseguramos o fornecimento de água à população e a perspectiva de um colapso no abastecimento foi totalmente afastada”, comemora.
Histórico – A construção emergencial dessa nova estrutura foi necessária devido ao iminente risco de colapso do sistema de abastecimento. A estiagem prolongada afetou substancialmente a reposição de água na Barragem da Leste, local de captação da água para o sistema. A alternativa utilizada foi a instalação de um ponto de captação da água na Fazenda Correnteza, em Queimadas, onde está sendo represada água que vem do Açude Jacurici. Essa é uma medida emergencial que vai atender à população pelos próximos meses. A alternativa de longo prazo será a interligação à 2ª etapa do Projeto Águas do Sertão, utilizando o potencial hídrico subterrâneo do Aquífero Tucano.