Neste sábado (02), a Diocese de Eunápolis fará a abertura da Porta Santa do Jubileu, como parte das comemorações dos 25 anos da instituição religiosa, criada no dia 12 de junho de 1996, pelo Papa João Paulo II.
O evento acontecerá na Catedral Diocesana na cidade de Eunápolis e será transmitido pelo canal oficial no YouTube (Clique Aqui) a partir das 16h. A celebração vai contar com a presidência de Dom José Edson Santana Oliveira, primeiro e atual bispo da diocese de Eunápolis.
Pela crença católica, quem passar pela Porta Santa recebe a indulgência, equivalente ao perdão dos pecados. No entanto, não basta atravessar, é necessário seguir outras diretrizes da religião.
Pelo ritual, a porta só é aberta a cada 25 anos quando é proclamado um Jubileu para celebrar algo em especial, mas é possível que o Papa proclame um Jubileu Extraordinário.
A Diocese de Eunápolis tem como padroeira Nossa Senhora Auxiliadora, cuja festa é comemorada em 24 de maio. A instituição também é responsável pelas paróquias e quase-paróquias de oito municípios, são eles: Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.
CRONOLOGIA
Em 8 de dezembro de 1985, Eunápolis tornava-se Paróquia, juntamente com Guaratinga, e no dia 12 de junho de 1996, sede da nova diocese, a Diocese de Eunápolis, cujo território, desmembrado das dioceses de Ilhéus e Teixeira de Freitas.