Nutricionista dá dicas do que comer e o que evitar durante o carnaval. (Foto: Reprodução/A Lavoura)

No Carnaval não é preciso abandonar a dieta e os cuidados com a saúde. Faça escolhas inteligentes, negocie a utilização dos alimentos, beba água e tenha moderação no consumo de bebidas alcoólicas. A coluna Nutrição na Prática desta semana vai apresentar algumas dicas sobre o que comer antes, durante e depois dos blocos, bailes ou desfiles da folia para manter uma alimentação balanceada:


Antes

. Não saia em jejum: Faça uma refeição antes de sair de casa, seja café da manhã, almoço ou jantar. Comer antes de cair na folia fornece energia;

. Evite alimentos fritos e preparações gordurosas: Opte por opções mais leves e de fácil digestão.

. Café da manhã: Fruta e tapioca com ovo mexido; salada de frutas e sanduíche de queijo minas; iogurte, salada de frutas, mel e granola também são ótimas opções de boa alimentação.

. Almoço ou jantar: Carnes magras, como: frango, peixe, mignon suíno, omelete e soja; Além de legumes cozidos, refogados, purê, arroz, batata, aipim, quinoa, couscous e massa.

Durante

. Atenção com a alimentação na rua: Evite alimentos com alto potencial de contaminação, como camarão, frutos do mar, sanduíches naturais e preparações cruas e cremosas.

. Não fique muitas horas sem comer: Faça trocas inteligentes e opte por preparações assadas, cozidas e refogadas. Sugestões incluem milho, Biscoito Globo, picolé, esfiha, açaí, barra de proteína, fruta seca e bananada.

Pós

Faça uma refeição completa para repor energia e acelerar a recuperação.

Lembre-se de que essas são apenas orientações gerais. Consultar um profissional de nutrição pode ajudar a personalizar suas escolhas alimentares durante o Carnaval.