Por FURO31
Após 14 anos, o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua) foi reativado no município de Guaratinga pela secretaria de saúde. O programa tem por objetivo garantir que a água consumida pela população chegue em condições adequadas de uso, sem riscos de contaminação.
Nesta terça-feira (15), os agentes da vigilância sanitária coletaram amostras de água do sistema de abastecimento local, além de alguns poços em residências cadastradas pelo programa. As amostras foram enviadas ao Laboratório Central em Teixeira de Freitas onde serão analisadas.
De acordo com a secretaria de saúde, os agentes passaram por treinamentos e capacitações para efetuarem a coleta de água. A pasta ainda informou que o Vigiágua é estruturado a partir dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e desempenha um papel importante para garantir a qualidade e segurança da água para consumo humano.
“Ações serão adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade, estabelecido na legislação vigente, como parte integrante das ações de promoção da saúde e prevenção dos agravos transmitidos pela água”, informou a secretaria.