Na manhã desta quarta-feira (28) duas associações de Guaratinga enviaram ofícios para a prefeitura relatando seus prejuízos causados pelas chuvas e pedindo que a prefeitura realize ações urgentes para reparar parte dos prejuízos causados.
Um ofício foi da Cooperativa Agroindustrial de Guaratinga (Cooperag), a entidade solicita que seja decretada situação de paridade com os decretos estaduais e oficiadas as demais instituições de estado e de fomento das atividades agrícolas e comerciais, afim de que estas possam reaver seus prazos de quitação de financiamentos e a disponibilização de novos recursos para recomposição da atividade produtiva das cadeias agrícolas do município.
O outro documento foi enviado pela Associação dos Apicultores e Meio Ambiente Sustentável de Guaratinga (Asapmag). O documento cita os principais danos causados pelas chuvas e também pede que seja decretada situação de calamidade.
Alguns danos causados citados nos ofícios foram: redução da produção de leite e perdas por falta de escoamento e armazenamento adequado, alagamento de lavouras de milho, pastagens cultivadas e áreas cacaueiras que foram totalmente ou parcialmente prejudicadas.
Guaratinga recentemente foi incluída nas cidades que receberão ajuda do Estado da Bahia para reparar os danos causados pelas chuvas, com isso as entidades aguardam para que seus pedidos sejam atendidos e a produção volte ao normal. Pois diversas famílias dependem do trabalho desenvolvido por estas cooperativas.