Guaratinga recebeu nesta quinta-feira (14) no auditório do Sispug Sindicato o encontro itinerante do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), promovido pelo Banco do Nordeste em parceria com a Prefeitura de Guaratinga, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio.
O objetivo do evento é promover o crescimento econômico e social local levando o conhecimento sobre linhas de crédito do FNE que oferecem as menores taxas para pequenos agricultores e proprietários de microempresas, empresas de pequeno porte e de microempreendedores individuais (MEI) que desejam inovar ou melhorar o seu negócio.
“Cerca de R$ 4,7 milhões já foram aplicados em Guaratinga em 2021 até o mês de setembro através do FNE, valor superior ao ano passado de 4,5 milhões. Os setores que mais desenvolvem projetos que captam esses recursos de crédito é a pecuária, seguida da agricultura”, disse Givanildo Bispo, agente de desenvolvimento da Superintendência Estadual da Bahia no Território da Costa do Descobrimento.
O fundo oferece ajuda para vários segmentos como capital de giro, irrigação, pesca entre outros. E agora passou a oferecer também o financiamento para compras de placas solares para as empresas que desejam economizar com energia a longo prazo e internet rural para as pequenas propriedades rurais.
“O poder executivo tem buscado formas de ajudar os pequenos produtores e comerciantes a crescerem, o investimento e a inovação são fatores que ajudam a desenvolver ainda mais os negócios. E essas ofertas de crédito apresentadas podem ajudar muitas empresas a crescer”, explicou o secretário de Agricultura, Indústria e Comércio, Clebson Pereira.
Estiveram presentes no encontro Wilson Bittercurt – agente de desenvolvimento territorial da Serplan, Sidclei Neves – representante do Agro Amigo/Banco do Nordeste, representantes das associações como Izaias Domingues – Cooperag, Gileno Pereira – Comerciantes, Joarês – Asapmag além de comerciantes e produtores locais.
O FNE também conta com a parceria da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), Ministério do Desenvolvimento Regional do Governo Federal e o Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER).