Belmonte tem sinal antológico cortado após migração total para o digital (Foto: FURO31)

O sinal analógico de televisão foi cortado em Belmonte e outras 131 cidades baianas na última sexta-feira (15). A medida atende ao cronograma do Ministério das Comunicações publicado em portaria (nº 11476) que estabelece a migração definitiva para o sinal digital até 30 de junho de 2025.


Belmonte se junta às cidades de Santa Cruz Cabrália, Eunápolis, Porto Seguro, Itamaraju e Prado, que implantaram 100% do sinal digital em 2022. Não há informações da migração para as cidades de Guaratinga, Itabela, Itapebi e Itagimirim.

Segundo o Ministério, as mudanças estão sendo feitas nas cidades, nas quais foi identificado que todos os canais já estão digitalizados e não possuem pendências de consignação. Nesta fase, foram incluídos também os municípios digitalizados pelo Programa Digitaliza Brasil.

SOBRE O DIGITALIZA BRASIL – O Programa Digitaliza Brasil foi criado para fomentar o processo de digitalização dos sinais da televisão analógica terrestre em vários municípios do Brasil, através da instalação de equipamentos para a digitalização dos sinais analógicos das estações retransmissoras de televisão.

Além disso, o Programa está distribuindo também conversores de TV digital às famílias integrantes do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.