Olá, tudo bem com você?. Estava sumido mais nesse novo ano prometo retornar toda semana, pra sempre está interagindo e trazendo novas receitas e dicas de culinária. Hoje vamos falar sobre um prato que lembra um almoço ou jantar festivo, que tem um preparo simples e o recheio e o molho pode variar entre intenso ou suave e que com arroz e legumes cozidos no vapor agregar mais ainda sabor e elegância a sua refeição.
A técnica de enrolar e rechear a carne surgiu na Itália alguns séculos antes do nascimento de Jesus Cristo, e com o nome de “bracciola”, na idade média como somente os senhores feudais tinham acesso aos cortes de primeira, sobravam aos mais pobre os cortes e retalhos de carne, partes duras e que não eram bem aproveitadas. Esse pequenos pedaços de carne, que após serem batidos com o dorso da faca para amaciar a carne eram feitos em panelas de barro, ou assados lentamente recheados com vegetais que eram cultivados em seus próprios terrenos.
Assim como muitos outros pratos as técnicas foram se aperfeiçoando, os recheios foram variando entre queijo, legumes, linguiças e bacon, alguns molhos começaram a serem adicionados com o intuito de agregar sabor e trazer toda uma leveza a esse prato, cortes mais nobres foram também adicionados e hoje podemos encontrar cortes mais refinados e sabores mais variados.
O molho mais comum é com base em molho de tomate, tem uma variação que é feita com cerveja escura que traz toda uma intensidade e um sabor marcante, em alguns lugares muitas vezes é feito com molho madeira com cogumelos, ou com molho inglês, não importa qual corte ou molho você vai escolher, te convido a fazer a minha versão desse clássico que se popularizou pelo Brasil na década de 60. Eu utilizei coxão duro e um molho a base de molho de tomate e fiz como acompanhamento, uma farofa simples, um arroz com cenoura e legumes cozidos no vapor e depois salteados na manteiga.
Espero que goste dessa receita que fiz com bastante carinho pra você, se tem alguma sugestão de receita ou alguma dúvida é só entrar em contato com nossa redação pelo telefone (073) 981120138, ou pelas minhas redes sociais @jonatanbaiano.
Receita:
5 bifes de coxão duro
1 cenoura cortada em bastões
1 lingüiça cortada em bastões
100 gramas de bacon cortado em bastões
1 cebola cortada em meia lua
3 dentes de alho cortados em cubos
5 colheres de sopa de molho de tomate
1 tomate cortado em cubos grandes
2 colheres de sopa de molho inglês
½ xícara de água
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de óleo
10 palitos de dentes
Modo de preparo:
- No lado mais grosso do bife coloque a cenoura, o bacon e a linguiça calabresa e enrole até a outra ponta e esperte os palitos de dente nas pontas, repita a operação com todos os bifes.
- Em uma panela de pressão coloque um fio de óleo no fundo e coloque os bifes no fundo da panela e sele em todos os lados, retire os bifes e acrescente as cebolas até dourarem e coloque os dentes de alho até dourarem, retorne os bifes para panela e coloque os tomates e a água, o sal e a pimenta do reino e o molho inglês, tampe a panela e deixe cozinhar na pressão por 20 minutos.
- Após o tempo corrido espere a pressão sair, abra a panela e confira se os bifes estão macios, se caso ainda não estiverem deixe cozinhar por no máximo mais 5 minutos, coloque o molho de tomate e deixe o molho apurar um pouco em fogo baixo e finalize com cheiro verde e sirva em seguida. Bom apetite