Câmara de Guaratinga aprova projeto de lei que torna atividades religiosas essenciais. (Foto: Nick Hendriw/FURO31).

Na última quarta-feira (16), durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Guaratinga, foi aprovado o projeto de lei de N° 01/2021, de autoria do vereador Jean Nunes (Republicanos) que inclui igrejas e templos religiosos de qualquer culto como atividades essenciais em período de epidemia, pandemia, catástrofes naturais e de calamidade pública, funcionando em seus horários tradicionais, e cumprindo todas as normas e orientações sanitárias e de saúde.


Em tribuna, o edil Jean Nunes defendeu o projeto argumentando em prol da sanção no poder executivo, citou artigos científicos que comprovam a importância da religião à qualidade de vida do ser humano, em momentos de grande dificuldade da sociedade, como ajuda emocional, evitando a depressão, e outros distúrbio psíquicos por meio do exercício da fé. Ainda citou o trabalho de ajuda na conscientização das medidas de prevenção ao COVID-19, realizado por parte das igrejas no município de Guaratinga, neste período.

O projeto foi apreciado pelas comissões da casa leis, que emitiram parecer favorável, e pelo plenário, onde foi aprovado por unanimidade pelos demais edis. O texto foi encaminhado para a aprovação da prefeita Marlene Dantas. Após aprovada, a lei entra em vigor na data de sua publicação no diário oficial do município.