Sessão da Câmara Municipal de Guaratinga do dia 27 de setembro de 2023 (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

A Câmara Municipal de Guaratinga aprovou nesta quarta-feira (27) um projeto de decreto legislativo n° 03/2023, que concede o título de cidadão guaratinguense ao Capitão PM Irlan Michel e ao Major PM Vagner Ribeiro pelos serviços prestados na área de segurança pública no município.


Major Vagner Gonçalves Ribeiro exerceu entre 2019 até agosto de 2023 o cargo de Comandante da 7ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar da Bahia) em Eunápolis, que abrange cinco municípios da região da Costa do Descobrimento. Há pouco tempo, o major foi transferido para CPR Extremo Sul, em Teixeira de Freitas, onde ocupa o cargo de assessor.

Enquanto, o Capitão Irlan Michel Correa Santos foi Chefe do Sistema de Planejamento Operacional e, atualmente, é Subcomandante, ambos os cargos na 7ª CIPM. Os dois agentes foram responsáveis por orientar centenas de policiais que atuam nos municípios de Guaratinga, Itabela, Eunápolis, Itapebi e Itagimirim.   

A homenagem aos policiais foi proposta pelos vereadores Rodrigo Reis (PC do B) e Wilky Santana (PSD). A proposta foi aprovada, em segunda discussão e votação, com 10 votos favoráveis. Faltando apenas o voto do vereador Edmilson não esteve presente na sessão. A cerimônia de entrega das honrarias ainda será marcada com os homenageados.

OUTRAS PAUTAS

Na sessão, os vereadores também aprovaram por unanimidade o projeto de lei do legislativo n° 02/2023, de autoria do vereador Natalino Pereira (UB), que reconhece a Cooperativa Agro Industrial de Guaratinga como entidade de utilidade pública.

A casa legislativa também votou a indicação n° 21/2023, de autoria do vereador Joetson Nunes (REPUBLICANOS), que sugere à Prefeitura de Guaratinga a utilização da ambulância do SAMU que está parada para adaptação e utilização para o transporte de pacientes de hemodiálise. A orientação foi aprovada.   

Além disso, foram apresentados dois projetos da Prefeitura de Guaratinga que foram encaminhados para análise das três comissões permanentes da Câmara. Sendo, o projeto de lei do executivo n° 21/2023, que trata da autorização do pagamento do piso da enfermagem conforme a emenda constitucional de n° 127/2022. E o projeto n° 22/2023, sobre a atualização dos valores de diárias municipais para servidores concursados, contratados, nomeados, membros de conselhos e delegados de conferências irem representar o município fora dos seus locais de trabalho.