
Na manhã desta sexta-feira (17), aconteceu em Guaratinga a caminhada “Faça Bonito”, como uma forma de conscientização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
No evento, conselheiros tutelares, alunos dos Colégios Jésus Moura e Joecy Pereira e autoridades andaram pelas ruas da cidade com faixa e flores como uma forma de alertar a população.
Segundo o conselho tutelar, em 2023 Guaratinga registrou 17 casos de abuso e exploração sexual sendo dez casos na sede e sete nos povoados.
Dos 17 casos, 14 envolveram crianças do sexo feminino e três envolveram crianças do sexo masculino.
Dados deste ano de 2024 ainda não foram divulgados.

ENTENDA O MOTIVO DO MAIO LARANJA
No Brasil, o dia 18 de maio é o dia nacional do combate ao abuso e à exploração sexual infantil e a iniciativa do maio laranja tem o objetivo de dar visibilidade ao assunto.
A data foi instituída em 2000, sendo dedicada à memória de Araceli Cabrera Sánchez Crespo, uma criança que, com oito anos, em 1973 foi sequestrada, violentada sexualmente e morta no Espírito Santo.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 320 crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil a cada 24 horas, sendo 75% das vítimas meninas, na maioria negras.
COMO DENUNCIAR
Não é preciso se identificar para denunciar casos de exploração sexual contra crianças e adolescentes, basta ligar para o disque 100 e relatar o caso.