Foto: Divulgação


Nada melhor que comemorar o dia mundial do teatro, 27 de março, sabendo que participarão de um evento internacional, é assim que os integrantes da Companhia de Teatro ‘Quaisquer Fulanos’ estão pensando. O grupo coiteense é formado por Artur Áriston, Andreina Oliveira, Gabriel Olliver e Karen Costa.  A Cia Teatral diz estar animada em representar a Bahia, sobretudo, o Território do Sisal, pela primeira, vez no Festival de Teatro de Curitiba (FRINGE).

“Estamos felizes em poder levar nossa cultura raiz, nossa criatividade, nossa experiência do teatro e, principalmente, as matrizes de nossa terra. Esperamos que os baianos e nossos amigos, que moram lá [em Curitiba], como todo público em geral do FRINGE, possam gostar. Alguns conhecidos já até confirmaram presença, por lá”, disse Artur Áriston, 27 anos, que é ator e diretor do grupo.

Foto: Divulgação

Artur ainda relatou a nossa reportagem que a idealização de poder participar do festival surgiu na Semana da Cultura 2016, realizada em Conceição do Coité. Disse ainda que o maestro, Enoque Noberto, do Bando Padim Vô (Camaçari-BA) e o gestor do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (DECULT) de Conceição do Coité, Fredson Costa, deram total apoio à iniciativa.

“Logo que recebemos a notícia de que fomos selecionados para participarmos do festival, eu fiquei chocada, será que vai dar certo? Ai quando começaram os ensaios a ficha caiu, é uma responsabilidade e tanta, levar a nossa cultura para um outro estado”, afirmou Karen Costa, 21 anos, uma das atrizes da companhia.

Foto: Divulgação

A companhia teatral apresentará no festival a peça denominada “Bahia Pra Todos os Santos”, que expressa, através de interpretação de poesias autorais e causos embasados em literaturas marginais, temas sobre religiosidade/espiritualidade, africanidade, baianidade e cultura nordestina, principalmente a sertaneja e sisaleira. Esta mesma peça já foi vista e foi aclamada pelo público coiteense, na noite do domingo, dia 19 de março de 2017, no Centro Cultural, e estará de volta, após temporada em Curitiba, dia 21 e 22 de abril, no mesmo espaço, em Conceição do Coité-BA.

 “Vamos fazer o que a gente, realmente, gosta e vai ser um Festival Internacional de Teatro de rua, o que proporciona uma explosão de novas experiências”, relatou o ator, Gabriel Olliver, ao FURO31.

O evento é um dos mais importantes do país no ramo teatral, pois muitas companhias, atores e diretores são “descobertos” e convidados para se apresentar em outros festivais de destaque e a realizar novos projetos. Confira agenda de apresentações da Cia de Teatro Quaisquer Fulanos, em Curitiba-PR:

Dia 29 de março de 2017, às 19h, na Praça Tiradentes;

Dia 30 /03, às 14, na Praça Generoso Marques;

Dia 31/03, às 10h, na Praça General Osório;

Dia 01 de abril, às 12h, na Praça Generoso Marques.

FURO31 | Adson Rodrigues