A previsão do tempo é de chuva para o fim de semana em todo o estado, principalmente em Salvador, em cidades do sul e extremo sul da Bahia, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em Itamaraju, onde cerca de 150 casas foram destruídas pelos temporais, o sábado (18) será de chuva com trovoadas, assim como no domingo (19), quando também pode chover Jucuruçu, Porto Seguro e Medeiros Neto. Em todos esses lugares, moradores ainda enfrentam impactos dos temporais, que começaram há duas semanas.
Segundo o Inmet, isso ocorre por causa do sistema de baixa pressão, que está canalizando a umidade da região amazônica para o estado. Há um sistema sobre o continente e outro sobre o oceano, ambos passando rapidamente no sul do Brasil e estão estacionados no sul da Bahia.
A baixa pressão vai começar a atuar principalmente no domingo (19), quando a chuva deve ocorrer com mais frequência na faixa litorânea, desde o extremo sul da Bahia até Salvador. No meio da próxima semana as chuvas devem perder intensidade, no entanto, no sábado (25) e domingo (26) o sistema de baixa pressão volta a ficar intenso e deve voltar a chover.
O Inmet destacou que, apesar da baixa pressão, ainda não há a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é uma faixa de nuvens que se estende desde o sul da região amazônica até a região central do Atlântico Sul, e foi responsável pelo temporal que destruiu diversas cidade no extremo sul do estado.