Colégio Jésus Moura retoma aulas de forma semipresencial em Guaratinga (Foto: Arquivo Pessoal/Lázaro Gobira)

Estudantes do Ensino Médio, professores e trabalhadores da Rede Estadual de Ensino retornaram às atividades de forma semipresencial nesta segunda-feira (26) em Guaratinga. O retorno às salas de aula com metade da capacidade atende a decisão tomada pela Secretaria de Educação da Bahia (SEC) e publicada no Diário Oficial do Estado na última semana.


“Seguimos a orientação do estado em dividir as turmas pela metade por ordem alfabética, onde os alunos que começam com as primeiras letras do alfabeto ficaram no grupo 1 e a outra metade no grupo 2. Um grupo terá aula nas segundas, quartas e sextas, enquanto o outro terá nas terças, quintas e sábados”, disse a diretora do Colégio Estadual Jésus Moura, Jocélia Moreira.

Em Guaratinga, os professores do estado não seguiram a orientação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) que afirmava que os profissionais só retornariam às salas quando a categoria estivesse imunizada com as duas doses, o que está previsto para acontecer a partir do mês de setembro.

Colégio Jésus Moura retoma aulas de forma semipresencial em Guaratinga (Foto: Arquivo/FURO31)

“A maioria dos professores do colégio foram vacinados com a primeira dose contra a Covid-19, apenas dois ficaram sem receber por não terem a idade mínima exigida pelo calendário de vacinação do município. Mesmo assim, todos os professores retornaram por entenderem que já se tem respaldo de órgãos da saúde e o colégio passou por adaptações e adotou protocolos de segurança para o início do ensino semipresencial”, justificou Jocélia.

Desde o ano passado a comunidade escolar não participava do ensino presencial por causa da pandemia. Em março deste ano as aulas voltaram de forma remota nas escolas estaduais.

“Com o estudo remoto, pudemos recuperar 106 dias letivos perdidos referente ao ano passado e até o dia 07 de agosto estaremos concluindo o ensino de 2020. Não haverá recesso, iniciaremos logo em seguida o ano letivo de 2021”, explicou a diretora.  

O primeiro dia de aula no Jésus Moura foi tranquilo. Algumas salas atingiram a capacidade de 50% e outras turmas tiveram poucos alunos, mas a expectativa é que até o final da semana todos os estudantes estejam participando das aulas híbridas.

Na última sexta-feira (23), o governo do estado anunciou a vacinação de trabalhadores da educação a partir de 18 anos, desde que estejam na ativa.