Durante o encontro foram aprovados processos relevantes para a comunidade acadêmica e os movimentos sociais (Foto: Divulgação)


Em sua primeira reunião ordinária neste ano, o Conselho Universitário (Consu) da UNEB aprovou a implantação do Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial da universidade na cidade de Conceição do Coité.

A sessão foi realizada nessa quinta-feira (16), em Salvador, congregando mais de 40 conselheiros, entre gestores das administrações central e setorial da universidade e representantes dos segmentos da comunidade acadêmica.

Foto: Divulgação

De acordo com o reitor e presidente do Consu, José Bites de Carvalho, o centro será essencial para a institucionalização de uma política consistente voltada à área da Educação do Campo.

“A implantação consiste em um grande avanço para a UNEB. Essa é também uma vitória dos movimentos sociais e dessa relação histórica que eles desenvolvem com a universidade. Vejo como o fortalecimento da universidade inclusiva que defendemos”, destacou o gestor.

Vice-reitora da UNEB, Carla Liana manifestou o apoio da Administração Central à nova estrutura e afirmou que esta deverá fortalecer a identidade institucional da universidade, que há mais de 18 anos desenvolve trabalhos e ações na área de Educação do Campo.

Articulação e planejamento

Integrante do grupo responsável pelo acompanhamento e desenvolvimento do projeto de implantação do centro, o assessor especial da Reitoria, Marcius Gomes, explica que a aprovação do processo coroa o trabalho de dois anos de articulação com movimentos sociais e com secretarias de governo.

“A pauta da Educação do Campo é uma política de estado e, assim sendo, a UNEB assume o seu papel de poder ampliar essa discussão dentro da universidade de forma mais sistemática e orgânica, com a pesquisa, a extensão e o ensino”, avaliou o assessor.

O projeto de implantação do centro destaca o expressivo número de pesquisadores (mestres e doutores) que já desenvolvem trabalhos na área em diversos departamentos da universidade, a expertise da instituição para o trabalho com o campo e a estrutura própria que a UNEB já possui para a consolidação do equipamento no município de Conceição do Coité.

UNEB | Danilo Oliveira

Matéria relacionada

Prefeitura de Conceição do Coité doa terreno à UNEB para implementação de campus avançado