Por FURO31, Adson Rodrigues
Nesta segunda-feira (12) a população de Guaratinga se despediu para sempre do advogado, ex-vereador e ex-prefeito de Guaratinga, Jésus de Almeida Moura, popularmente conhecido por Dr. Jésus. Ele morreu na noite de sábado (10) no Hospital da Bahia em Salvador por uma infecção generalizada.
O Culto celebrado pelo pastor Wilton Santos na Igreja Presbiteriana relembrou a trajetória de vida do ex-prefeito e causou emoção nos amigos e familiares.
O caixão deixou a igreja às 15h30, no carro da funerária, com destino ao cemitério municipal no bairro Novo Horizonte. Durante todo trajeto era visto pessoas que acenavam e reverenciavam o cortejo.
O Vice-Prefeito, Ezequiel Xavier; os ex-prefeitos Ezequias Viana, Kenoel Viana e Manoel Porto (Néu do Táxi); os vereadores Jadel Galvão, Simone Almeida e Misael Gregório e outras lideranças regionais estiveram presentes para prestarem a última homenagem e confortar os familiares.
Os proprietários do Grupo Brasileiro, Tarciso e Marizete Carletto, que começaram a empresa de transporte atuando em Guaratinga estiveram presentes no velório. O cantor Marcelo Marrone, representantes da loja maçônica, advogados e amigos da região também estiveram presentes.
Biografia
Jésus de Almeida Moura nasceu no dia 22 de dezembro de 1940 na fazenda Pedra Colosso em Guaratinga, filho de José Ananias de Almeida e Iracema Moura de Almeida. Iniciou os estudos no povoado de Novo Horizonte, hoje Guaratinga, se transferindo para a cidade de Almenara, onde conclui o curso primário. Em Salvador, no tradicional colégio 2 de Julho concluiu o ginásio e iniciou o curso cientifico, vindo conclui-lo no também tradicional colégio Ipiranga. Formou-se em direito pela Faculdade Federal da Bahia (UFBA) no ano de 1967. Foi casado com Maria Aparecida e desta união nasceram Frederico e Eduardo. Com sua segunda mulher, Rosa, teve João Paulo.
Vida Política
Jésus Moura iniciou sua carreira política no ano de 1966, quando ainda era estudante de direito, tendo nesta época disputado a Prefeitura de Guaratinga, que em virtude dos afazeres estudantis não conseguiu se eleger. Contudo, continuou firme com seu ideal de servir o povo de sua terra, sendo eleito Prefeito de Guaratinga no ano de 1977.
Através de uma administração profícua trouxe diversas obras para o município como a construção da BA-283, o Colégio Estadual, o Instituto de Educação, o prédio atual da prefeitura, o anfiteatro (hoje Centro Cultural), o Parque de Exposições e o calçamento do centro e do bairro Novo Horizonte.
Com sua constante devoção à causa pública e pelos relevantes serviços prestados à comunidade, tornou-se não só o maior líder político do município, como de todo o extremo sul da Bahia.