Desvio começa a ser construído na Ponte da Represa em Guaratinga (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) começou na manhã desta terça-feira (26) a construção de um desvio provisório na BA-686 há pouco metros da ponte de madeira da Represa que desabou com a passagem de um caminhão-baú, no dia 14 deste mês.


A obra paliativa consiste na colocação de tubulações para manter o curso do rio, coberto com terra formando uma passagem segura para pessoas, motos e carros.

A Prefeitura de Guaratinga vem dando todo o suporte ao Governo do Estado para que esse desvio, mais próximo da cidade, seja feito o mais rápido possível.

O Governo da Bahia publicou um novo aviso de licitação para a construção da ponte de concreto com 35,80 metros de comprimento na represa. A abertura das propostas das empresas interessadas no serviço está agendada para acontecer na próxima semana, dia 05 de maio.

Desvio começa a ser construído na Ponte da Represa em Guaratinga (Foto: Divulgação)

A ponte, que é utilizada por moradores e fazendeiros que moram na região, foi alvo de polêmicas e diversas solicitações. Desde 2019, há um projeto do Governo do Estado para substituir a ponte de madeira por uma de concreto no local, mas a obra nunca chegou a ser executada. O valor da obra chegou a custar aproximadamente R$ 2 milhões e o prazo de entrega era de 180 dias.

Em 2020, a ponte chegou a ser queimada como forma de protesto por moradores. No mesmo ano, a então prefeita Christine Pinto chegou a publicar um decreto visando acelerar a construção da ponte e pedindo urgência.

Em nota divulgada, a SEINFRA informou que no ano de 2019, aconteceu a primeira licitação para a implantação do equipamento, mas o contrato da obra foi rescindido em março de 2021. Neste ano, um segundo processo licitatório foi feito no mês de fevereiro, mas não houve empresas interessadas na execução do serviço.