Ouça essa matéria:

Dival Medeiro Pinheiro, conhecido como Dival de Memel (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)


O prefeito do município de Lamarão, Dival Medeiros Pinheiro (PT), ele que em janeiro foi eleito para presidir o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal – CONSISAL, foi eleito na tarde desta sexta-feira, 31, presidente da Federação dos Consórcios da Bahia – FECBahia, durante o II Simpósio promovido pela entidade no auditório da União das Prefeituras da Bahia – UPB, em Salvador.

Chapa foi eleita por unanimidade para gerencia a FECBAHIA (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

A eleição aconteceu dentro de uma extensa programação do Simpósio, onde Dival de Memel como é conhecido concorreu em chapa única e se elegeu por aclamação juntamente com o prefeito de Lafaiete Coutinho e presidente do CONVALE José Freitas de Santana como vice-prefeito institucional, Antônio Mário Damasceno, prefeito de Itacaré e presidente do CDLLS, na condição de vice-presidente Administrativo, Claudinei Xavier Novato, prefeito de Capela do Alto Alegre e presidente do Consórcio da Bacia do Jacuípe para a função de Tesoureiro.

De acordo com Osni Cardoso que foi o primeiro presidente da FECBahia, a federação foi criada há dois anos e tinha como intuito nivelar o conhecimento do que é consórcio, os acessos aos recursos e convênios e fazer com que esses gestores acreditem na união dos prefeitos, na capacidade deles se unirem e achar soluções praticas, a partir de um conjunto de gestores municipais.

(Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

Ainda segundo Cardoso que está deixando a presidência, a principal missão da FECBahia é aglutinar e orientar todos os consórcios, criar novos, acompanhar a politica de consórcio e fazer a interação com o governo do estado e governo federal. A Federação conta atualmente com mais de trinta Consórcios em toda Bahia e 23 deles estão filiados a FECBahia. No total aproximado de 350 prefeitos envolvidos.

Dival de Memel em apenas cinco anos na politica já se destaca e eleva o nome de Lamarão para todo estado. Ele que foi reeleito no ano passado, poucos dias depois de ser reempossado, foi eleito presidente do CONSISAL e agora indicado por Osni Cardoso, foi eleito por aclamação para presidir a FECBahia.

FURO31 | com informações do CN