Guaratinga recebe visita do pré-candidato a governador ACM Neto e outros políticos (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

A prefeita de Guaratinga, Marlene Dantas (União Brasil), declarou nesta quinta-feira (30) apoio aos pré-candidatos às eleições 2022 da sua base aliada. ACM Neto, Cacá Leão e Elmar Nascimento chegaram ao município durante a manhã de helicóptero, enquanto Sandro Régis chegou de carro, indo diretamente para o Hotel Club, na entrada da cidade.


Os políticos foram recepcionados pela gestora, pela secretária de Governo e presidente do partido União Brasil no município, Patrícia Dantas, e por diversas lideranças políticas, como vereadores e apoiadores, além de uma charanga. De lá, o grupo seguiu passando pelas principais ruas e avenidas da cidade. Na Pastoral da Criança, antes dos pronunciamentos, os políticos assistiram à apresentação da quadrilha junina “Fulô de Mandacaru” do distrito de Monte Alegre e a um vídeo sobre as riquezas naturais do município.

ACM Neto critica ausência da gestão do PT no Extremo Sul (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

Durante seu discurso, o pré-candidato a governador, ACM Neto, falou que está preparado para governar a Bahia. “Acumulei experiência de todos esses anos na vida pública, tendo no currículo três mandatos como deputado federal e dois como prefeito de Salvador, e tudo isso permitiu que eu me preparasse para ser pré-candidato ao Governo do Estado. Eu quero representar uma mudança, uma nova história para a Bahia, principalmente para o extremo-sul da Bahia, porque onde a gente chega há um sentimento de esquecimento por parte do Governo do Estado. É como se o Extremo-sul não fizesse parte da Bahia. Eu quero acabar com isso, quero trazer o Estado para Guaratinga”, enfatizou.

Diante disso, ACM Neto reforçou o seu compromisso de que, caso seja eleito, criará um núcleo administrativo do governo do estado no Extremo Sul. Será um dos dois primeiros polos avançados que pretende abrir na Bahia, sendo o outro na região Oeste, conforme afirmou em visita àquela região no começo de junho.

Pré-candidatos percorreram as ruas e avenidas de Guaratinga (Foto: Adson Rodrigue/FURO31)

“Serão núcleos não só para levar serviços, mas também levar poder de decisão e facilitar a vida de quem produz, acabar com essa burocracia. Não vou aceitar a velha desculpa da distância, que é o que acontece hoje. Eu quero o governo presente em toda a Bahia. A minha presença aqui é, sobretudo, para reafirmar a minha disposição permanente e do meu compromisso com todo o Extremo Sul da Bahia”, completou o ex-prefeito de Salvador.

Elmar Nascimento, pré-candidato a deputado federal, falou sobre as emendas destinadas ao município para a realizações de mutirões de saúde e a contratação de médicos especialistas, e ainda anunciou uma surpresa. “Eu não poderia vir aqui de mãos abanando, por isso já está na conta do município mais R$ 1 milhão para a saúde e R$ 500 mil para poços artesianos que vocês haviam me pedido. Essa é uma forma de retribuir a confiança e o carinho de vocês guaratinguenses, pois a gente só retribui com trabalho”, disse Elmar.

Já o pré-candidato a deputado estadual Sandro Régis é autor de emendas parlamentares que já estão beneficiando a população guaratinguense, como um trator; tanque de irrigação para trator; e equipamentos para consultórios odontológicos, que inclui cadeira odontológica, aparelho de raio- x odontológico, aparelho de ultrassom odontológico, bomba de vácuo, banquetas giratórias e autoclave.

Marlene Dantas e o pré-candidato ao Senado Cacá Leão (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

O pré-candidato a senador, Cacá Leão, se comprometeu em valorizar o município guaratinguense caso conquiste uma vaga no Senado. “Se eu tiver a oportunidade de ser senador eleito, Guaratinga estará muito bem representada no Senado Federal”, afirmou o político.

Marlene Dantas lembrou do apoio do grupo político. “Néu do Táxi foi o único prefeito reeleito dessa cidade e tudo que foi construído na época foi com Paulo Souto, César Borges e ACM. Políticos sérios que têm compromisso com a população da Bahia. Agora, ao declarar meu apoio a ACM Neto, as portas começaram a se fechar. Obras de 2019 estão paradas, há pouco tempo teve um acidente em uma ponte e até hoje o processo licitatório nunca terminou. Se você chegar lá ACM Neto, peço como mãe para ter um olhar especial por nossa Guaratinga”, frisou.

Prefeita Marlene Dantas declarou seu apoio a ACM Neto (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

Na oportunidade a prefeita falou sobre demandas prioritárias para o município, como a construção asfálticas da BA-283 de Guaratinga a Santo Antônio do Jacinto (MG), a reconstrução do terminal rodoviário e o investimento do ecoturismo, que é um importante canal de geração de emprego e renda. E apontou a vulnerabilidade da segurança pública, pois só dois policiais atendem no município, em esquema de revezamento.

Após o evento, os pré-candidatos seguiram para Jucuruçu. Neto segue no Extremo Sul nesta quinta-feira, percorrendo os municípios de Vereda e de Porto Seguro. Na sexta-feira (1°), vai a Ibirapuã, ao distrito de Itabatã, em Mucuri, e a Eunápolis, onde participará dos festejos de São Pedro ao lado da prefeita Cordélia Torres (União Brasil).