Escolas municipais de Guaratinga iniciam ano letivo com aulas remotas até 31 de maio (Foto: Arquivo/FURO31)

A Prefeitura de Guaratinga publicou no Diário Oficial da última sexta-feira (18) um decreto informando sobre a suspensão temporária das aulas presenciais em 2022 na rede municipal de ensino. De acordo com o documento, as escolas retornam às atividades nesta segunda-feira (21) de forma remota até o dia 31 de maio, período que corresponde à primeira unidade do ano letivo de 2022.


A Secretaria Municipal de Educação justificou a decisão considerando que de janeiro a fevereiro deste ano o município deu um salto no número de casos de Covid-19, chegando a atingir 200 casos ativos. Alegou ainda que o Conselho Nacional de Educação (CNE), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e o Conselho Estadual de Educação – Bahia (CEE-BA) reforçam a adoção de providências, ainda que temporárias, para garantir a segurança das comunidades escolares, estudantes, professores e funcionários, suas famílias e do conjunto da sociedade inclusiva, especialmente no que tange ao tratamento dos casos de Covid-19.

Segundo informações de bastidores, outro fator que também pesou na prorrogação da retomada presencial do ensino, que já estava definida no Calendário Escolar deste ano, foi o transporte escolar de alunos da zona rural. Mesmo com a operação da Secretaria de Infraestrutura da prefeitura, que já recuperou boa parte das estradas vicinais afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o município em dezembro do ano passado, ainda não é possível garantir de forma igualitária o deslocamento dos alunos até as unidades de ensino.

Assim, com o número de casos de coronavírus em alta e sem todos os alunos da zona rural poderem chegar até as escolas, a Secretaria de Educação optou por iniciar temporariamente as aulas de maneira remota.

Enquanto isso, há uma corrida de muitos pais para matricular os seus filhos na rede particular de ensino que já iniciou as atividades de forma presencial.