A Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES) e o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiares de Coité (SINTRAF) em parceria com Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), distribuíram, na tarde desta segunda-feira, 12 de junho, mudas de palma forrageira para 50 agricultores familiares do Distrito de Salgadalia, município de Conceição do Coité.
Urbano Carvalho, presidente do SINTRAF Coité e coordenador da FATRES, se mostrou preocupado com a situação crítica que os agricultores vem passando por causa da estiagem e afirmou que o projeto pode ajudar a amenizar a falta de alimento para o rebanho de caprinos e ovinos da região. “Isso aqui pode ser pouca coisa, mais para quem souber aproveitar, fazer o plantio correto e plantar as mudas, futuramente terá um estoque razoável de alimentos para seus animais”. Urbano falou ainda sobre o momento político que o país vem passando onde, segundo ele, a classe política está massacrando os trabalhadores. “Com essa crise a pobreza está voltando à galope”, alertou Urbano.
Acompanharam a entrega, o coordenador de Ater da FATRES e responsável técnico do projeto, Deraldo Dias, o secretário Municipal de Agricultura, Rene do Sindicato, além dos diretores do SINTRAF, Hilda Mercês, secretária Geral, Pedro Paulo, secretário de Política Agrária e Maria Eliana, secretária de finanças.
No município de Conceição do Coité 200 agricultores serão beneficiados com o projeto, que prevê a distribuição de 3 milhões de raquetes de palma beneficiando 3 mil agricultores familiares nos municípios de Monte Santo, Cansanção, Itiúba, Nordestina, Queimadas, Retirolândia e Conceição do Coité, e quatro municípios no Território Portal do Sertão, Irará, Santanópolis, Água Fria e Santa Bárbara.