As Feira Artesanato da Bahia e a Feira da Economia Solidária desembarcam na turística Porto Seguro, nesta sexta (10/02) a domingo (12/02), das 17 às 22h, na Passarela da Cultura. O evento vai reunir o melhor da produção artesanal, atrações musicais, moda, uma diversificada linha alimentícia, customizada, manufaturada e uma programação cultural plural. Depois do sucesso na abertura no Pelourinho, em Salvador, as feiras chegam à Porto Seguro e prosseguem sua programação itinerante por Prado (de 24 a 26/02) e retornam para Salvador, na edição que fecha o verão no MAM (de 17 a 19/03). A entrada é franca.
Na principal cidade da Costa do Descobrimento, as artesãs e artesãos da região vão apresentar produtos criados com diversas técnicas em composições contemporâneas. São utilizadas matérias nativas, como aproveitamentos de cocos, entalhe e pintura em madeira, tecelagem, arte em tecido, bordados, crochê, trançado de fibras naturais de cipós, piaçava e dendê.
Os objetos indígenas, produzidos pelo povo Pataxó, são muito procurados pelos turistas na região. Entre eles, destacam-se as peças utilitárias talhadas em madeira, adornos corporais com sementes, instrumentos musicais e objetos do cotidiano.
Em 2023, a Feira da Economia Solidária passa a integrar a programação itinerante do Artesanato da Bahia, como mais uma ferramenta para divulgar esta modalidade produtiva e econômica. Direto das mãos dos (as) produtores (as), a Economia Solidária estará presente com a exposição e comercialização de produtos alimentícios, customizados e manufaturados. A sua base de trabalho é a cooperação mútua, autogestão, respeito à natureza e igualdade entre gêneros, crenças e etnias.
Em Porto Seguro, as feiras vão reunir artesãos dos municípios que integram a Costa do Descobrimento e do Extremo Sul da Bahia. A realização é uma iniciativa da Coordenação de Fomento ao Artesanato, do Centro Público e Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo (Sesol) da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), em parceria com a Associação Fábrica Cultural e o Instituto Casa da Cidadania. O evento conta com apoio da Rede Bahia e parceria da prefeitura de Porto Seguro.
Em Salvador, as feiras iniciaram com muito sucesso a programação itinerante do evento, que percorrerá diversos municípios da região do Estado. Na Praça das Artes, no Pelourinho, no último fim de semana, centenas de turistas e baianos se encantaram e compraram os produtos expostos no local. Além de promover a exposição e a comercialização, a Feira cumpriu o papel de incentivar a inclusão social e produtiva e aquecer o turismo.
A diversão ficou por conta de atrações que se apresentaram nos três dias de eventos, como Dão Black, Juliana Ribeiro, Gerônimo e performance dos DJs Leandro Vitrola e Branco. Um cortejo pelas ruas do Centro Histórico abriu o evento, com a participação do grupo SambaFogueirão, que levou o ritmo do samba junino,e do Samba Coral e do Boi Janeiro de Matarandiba. Em todas as cidades que serão percorridas pela feira, os artistas locais serão selecionados para participarem da programação cultural.
SERVIÇO
Feira Artesanato da Bahia e Feira da Economia Solidária
Onde: Porto Seguro
Dias: 10, 11 e 12 de março
Horário: 17h às 22h
Local: Passarela da Cultura
Acesso gratuito