Por FURO31


Nesta quarta-feira (11) chegou ao fim a Semana da Cultura Territorial de Conceição do Coité 2018 na Bahia. Foram seis dias de revitalização da cultura com oficinas, cursos, exposições, apresentações artísticas e festivais, com mais de 26 mil reais em prêmios, realizado pelo Centro de Promoção da Educação, da Cultura e da Cidadania (CPECC), em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, da Prefeitura Municipal de Conceição do Coité e apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado Governo do Estado da Bahia.

Oficina de Dança Folclórica (Foto: Gilcimar Perreira)

“Quando a gente compartilha da cultura, ela se revigora e se torna ainda mais viva”, destacou Matheus Ambrozi, professor da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), que ministrou a oficina de dança folclórica.

 A semana da cultura foi espaço para o artesanato e a literatura com exposições onde o público poderia adquirir os objetos e livros expostos.

Lavínia Jesus produz quadros desde os seis anos de idade (Foto: Débora Santana/FURO31)

A pequena Lavínia Jesus, 11 anos, revelou à nossa reportagem que conseguiu mostrar e vender seus quadros no evento. “Já vendi bastante quadros na semana da cultura. Os quadros que faço com alegria, para esquecer que não tenho um irmão”, contou.

Joselito Espinheira da orquestra sanfônica de Serrinha (Foto: Leonardo Valentim)

“Ser convidado a participar da Semana da Cultura mais uma vez mostra que nosso objetivo e dedicação em fortalecer as matrizes do forró está agradando”, revelou Joselito Espinheira, conhecido como Chicão do Vagão, da orquestra sanfônica de Serrinha.

O festival de manifestações populares encerrou oficialmente a edição 2018 da Semana da Cultura com apresentações de grupos de reisado, samba de roda, capoeira e dança de diversas cidades. O grupo Enigma da Dança ficou em primeiro lugar com o prêmio de 2.500 reais com a apresentação de dança de matrizes africanas.

Grupo Enigma da Dança (Foto: Leonardo Valentim)

“No festival de dança optamos em fazer uma apresentação de temática da resistência. A dança afro ainda é vista com muito preconceito, mas temos que respeitar e valorizar porque faz parte da nossa cultura brasileira”, justificou Willians Pretoh, coreógrafo que ganhou mais um festival da semana da cultura 2018 com seu grupo.

Coco de Roda Avanço Novo (Foto: Leonardo Valentim)

O segundo lugar com o prêmio de 1.500 reais ficou com o grupo Coco de Roda Avanço Novo do distrito de Lagoa Grande, município de Retirolândia. O troféu de terceiro lugar com 1.000 reais ficou com a Associação de Capoeira Esquiva Menino, vindo da cidade de Serrinha.

Associação de Capoeira Esquiva Menino (Foto: Leonardo Valentim)

Saulo Cardoso, coordenador executivo do CPECC, fez sua avaliação sobre a edição 2018. “Foram dias de trabalho intensivo para a galera que estava na produção, que trabalhou quase 24 horas nesses seis dias seguidos, fora a pré-produção que dura cerca de um ano. Estamos agora finalizando com sucesso, o público tem se manifestado com elogios à Semana da Cultura nas redes sociais. E por fim, gostaria de agradecer as parcerias que se mantiveram firmadas desde instituições públicas a empresas privadas. Agora vamos fazer a prestação de contas e começar a pensar na semana da cultura 2019, tendo em vista que a cada ano os municípios do Território do Sisal tem vindo a Conceição do Coité celebrar o verdadeiro circuito de artes e cultura do povo do sisal”, finalizou.