Folia em Caraíva: a mais encantadora e sustentável do mundo

Caraíva vive uma folia única e, de forma singular neste ano de 2023, reuniu tudo de bom do destino para celebrar sua maior festa popular com criatividade, identidade cultural, originalidade e respeito à Mãe Natureza.


“Ô abre alas, que eu quero passar!”, “Mamãe eu quero, mamãe eu quero…”, “Ôôôô, Aurora”, “Você pensa que cachaça é água?”, “Chegou, a turma do funil!”, cantaram mais de 3 mil pessoas nos blocos pelo novo percurso escolhido para não degradar área perto do rio.

O longo grupo de foliões, composto por nativos, indígenas, turistas brasileiros e estrangeiros, passou encantado, esbanjando alegria pelas vielas de areia, saindo da Praça principal, passando pelo Campo de Futebol até à praia, onde o show seguiu noite após noite num cenário paradisíaco.

O longo grupo de foliões passou encantado, esbanjando alegria pelas vielas de areia

No domingo, em especial, o compasso do grupo da bateria, com mais de 70 participantes, em sua maioria mulheres, ornadas com branco e azul cintilante, abriu a concentração do Bloco Filhos de Netuno, criado em 2016 para homenagear o mitológico Rei dos Mares.

A comunidade decidiu por um Carnaval numa grande aula de sustentabilidade ao mundo da folia, com alternativas preservando as riquezas ambientais, sem lixo no chão e materiais recicláveis. Respeito também foi destaque, o movimento ‘Caraíva Sem Assédio’ deixou mulheres livres e tranquilas para se divertir a vontade.

Pegue a visão: este Carnaval resgata valores, constrói novos conceitos de folia e, com certeza, deixa ‘Lembranças Que Dão Saudade”. Valeu Associação de Nativos de Caraíva (Anac), Conselho Comunitário, Awe, empresas parcerias e Prefeitura de Porto Seguro/Secretaria de Turismo.