Governo Federal reconhece situação de emergência em Belmonte, Guaratinga e Itapebi(Foto: Arquivo/FURO31)

O governo federal publicou no Diário Oficial da União, dessa segunda-feira (09), uma portaria reconhecendo, através do Ministério do Desenvolvimento Regional, a situação de emergência em 40 cidades da Bahia. Nos meses de novembro e dezembro de 2022, os municípios sofreram com fortes chuvas pelo segundo ano consecutivo, no mesmo período.


Belmonte, Guaratinga e Itapebi são as únicas três cidades da Costa do Descobrimento que estão na lista. Também foram reconhecidas situações de emergência em outros municípios do Extremo Sul como Itamaraju, Jucuruçu e Itanhém.

De acordo com a publicação, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, reconhece a situação de emergência em decorrência de tempestade local seguindo decreto do governo da Bahia.

Os municípios baianos que tiveram o reconhecimento da situação de emergência foram: Aiquara, Aracatu, Arataca, Aurelino Leal, Barra da Estiva, Barra do Rocha, Belmonte, Boa Nova, Caetanos, Canavieiras, Contendas do Sincorá, Guaratinga, Ibipeba, Ipiaú, Itacaré, Itagibá, Itaju do Colônia, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Itaquara, Itarantim, Itororó, Ituaçu, Jitaúna, Jucuruçu, Lafaiete Coutinho, Maiquenique, Manoel Vitorino, Maracás, Mascote, Milagres, Pau Brasil, Piripá, Planalto, Poções, Santa Luzia, Tanhaçu, Ubaitaba e Ubatã.