Nossa Senhora da Conceição (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

Todo dia 08 de dezembro é feriado em Guaratinga devido à comemoração à padroeira do município: Nossa Senhora da Conceição. A data, celebrada principalmente pela comunidade católica, demonstra a devoção da população à mãe de Jesus.


O feriado existe desde 2002, quando o então prefeito Manoel Porto Martins (Néu do Táxi) sancionou a Lei n° 442, que instituiu a data como dia da padroeira do município. Mas, desde antes dessa época, já era comum a realização de festas religiosas para comemorar o Dia de Nossa Senhora da Conceição em Guaratinga.

E foi há muitos anos, antes do território guaratinguense se tornar cidade, é que a fé de uma mulher chamada Maria da Conceição proporcionou mais visibilidade para a santa. Ela deixou suas terras para Nossa Senhora da Conceição em testamento e, mais tarde, a área viria a se tornar o povoado Jaquetou e, posteriormente, município de Guaratinga.

Muitos relatos afirmam que as primeiras famílias que vieram para Guaratinga eram tropeiros que saíam de Minas Gerais com destino a Porto Seguro para comercialização de produtos, trajeto que ficou conhecido como “Rota do Sal”. Uma das paradas de descanso era a fazenda de Maria da Conceição, onde muitos acabaram montando acampamento e fixaram residência.

O feriado é reflexo dos âmbitos histórico e religioso para celebrar Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Guaratinga, e protetora de cerca de 20 mil habitantes que vivem no município.

PROGRAMAÇÃO DIA DA PADROEIRA

Segundo a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a programação do dia dedicado a padroeira começa as 16h com uma Missa Solene na Igreja Matriz, que leva o nome da santa. Logo em seguida haverá procissão pelas ruas da cidade e benção do Santíssimo Sacramento.