Guaratinga recebeu no início da tarde desta terça-feira (19) as primeiras doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
Cerca de 100 doses chegaram na central de distribuição de vacina do município, ao lado do Hospital Joana Moura. As doses foram encaminhadas para a ‘rede de frios’, uma sala especial que dispõem de equipamentos para armazenar vacinas em temperatura adequada.
A prefeita Marlene Dantas, não pode estar presente, mas comemorou a chegada da vacina. “É um momento histórico para nossa cidade. Depois de meses enfrentando momentos difíceis, onde 19 pessoas de Guaratinga perderam suas vidas para essa doença, só temos que comemorar. Mas não podemos relaxar com as medidas de prevenção, pois vai levar um tempo para a vacina começar a fazer efeito na população”, comemorou a gestora.
O secretário de Saúde, Rafael Gobira, pediu a compreensão da população, pois a vacinação irá seguir uma ordem de grupos prioritários. “Nosso plano municipal de vacinação vai seguir as orientações da OMS e do Ministério da Saúde baseado em grupos prioritários. Vamos começar a vacinar nos próximos dias os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à COVID-19 e idosos com mais de 75 anos. Pedimos calma, a população em geral será atendida mediante a disponibilidade da vacina pelo Ministério da Saúde.” Justificou o secretário.
As primeiras doses chegaram na Costa do Descobrimento, na madrugada desta terça. O carregamento de vacina veio de avião até Porto Seguro e foi levado para a Rede de Frio do Núcleo Regional de Saúde da 8ª Região, em Eunápolis.
A região recebeu, ao todo, 10.800 doses, que serão distribuídas entre oito, 8 cidades: Itapebi, Itagimirim, Guaratinga, Itabela, Porto Seguro, Belmonte, Santa Cruz Cabrália e Eunápolis.
A vacinação foi dividida em fases sendo a primeira destinada aos trabalhadores da área de saúde, idosos com mais de 75 anos, brasileiros acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e comunidades tradicionais.
De acordo com o boletim desta segunda-feira (18) divulgado pela secretaria de saúde, o município de Guaratinga registra cerca de 786 casos confirmados, 19 mortes, 755 recuperados e um internado.
PRIMEIRAS ETAPAS EM GUARATINGA
• Fase 1: trabalhadores da área de saúde e idosos com mais de 75 anos.
• Fase 2: idosos de 60 a 74 anos em qualquer situação.
• Fase 3: indivíduos com condições de saúde que estão relacionadas a casos mais graves de Covid-19 (comorbidades).
• Fase 4: pessoas em situação de rua, trabalhadores da educação, pessoas com deficiência permanente severa e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros.