Guaratinga registra aumento de casos de gripe e festas de fim ano podem ser suspensas (Foto: Arquivo/FURO31)

Nos últimos dias, as unidades de saúde de Guaratinga têm registrado aumento no número de atendimento a pacientes com síndrome respiratória. O aumento vem sendo registrado tanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) quanto no serviço de emergência e urgência do município, no Hospital Municipal Joana Moura.


“Há cerca de duas semanas começamos a receber as primeiras pessoas com sintomas de gripe. Mas nos últimos dias, o número cresceu rapidamente. Hoje, a média é de 60 pacientes dando entrada no Hospital Joana Moura com sintomas como tosse, dor de garganta, coriza e febre. Precisamos que a população se cuide, para evitar que a situação piore”, disse o Secretário Municipal de Saúde, Elci Perreira.

Recentemente, a Secretaria de Saúde da Bahia admitiu que o estado já vive um surto de síndrome gripal sendo registrados 673 casos de H3N2 e 8 óbitos pela doença em todo o Estado até esta terça-feira (28).

No extremo sul da Bahia, cidades como Eunápolis, Porto Seguro e Itapebi têm os primeiros casos confirmados de Influenza A H3N2 pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA).

Diante do crescimento de síndrome gripal no município, a Prefeitura de Guaratinga estuda suspender as atividades festivas de final de ano a fim de tentar conter e controlar o surto de gripe e não sobrecarregar o Hospital Municipal.