Hospital Dr. José Ramos inaugura novas alas trazendo mais qualidade, tecnologia, espaço e conforto (Foto: Divulgação)

Um novo conceito em atendimento hospitalar. O Hospital Dr. José Ramos de Oliveira ampliou e modernizou suas instalações, conquistando categoria exclusiva na região. Todo o cuidado empregado nas técnicas de serviço, também estão presentes na beleza e qualidade das novas salas, nos apartamentos duplos, individuais e Gold, que seguem todos os protocolos hospitalares, mas com a harmonia estética e o conforto dos melhores hotéis. A nova ala foi inaugurada em 11 de fevereiro.


Com os novos espaços, o HR passou de 3.048 metros quadrados para 6.339,3 metros quadrados. Este novo espaço comporta 44 leitos no segundo andar, 10 leitos de observação pediátrica, 10 leitos de observação de adulto, 10 leitos de UTI adulto, 10 eitos de UTI Neonatal/pediátrico, 7 salas de cirurgia geral, 2 salas de parto humanizado com banheiras de hidromassagem, 38 leitos no primeiro andar, 1 sala de hemodinâmica cardíaca, restaurante, auditório, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Raio X, Tomografia, Ultrassom, Teste Ergométrico.

Com os novos espaços, o HR passou de 3.048 metros quadrados para 6.339,3 metros quadrados. (Foto: Divulgação)

Com a conclusão da obra, as demais áreas passarão por reforma para que toda a unidade hospitalar esteja contemplada neste novo conceito, com cores neutras e linhas modernas, que despertam sensação de acolhimento, bem-estar e sofisticação. Esta modernização fortalece o perfil de pioneirismo do Hospital Dr. José Ramos. Aliás, uma das novidades do HR é a possibilidade de conferir a história da própria unidade em registros fotográficos da “galeria histórica” pelos corredores da unidade.

O HR foi inaugurado pelo Dr. José Ramos Neto em 1979. Foi o primeiro Hospital de Eunápolis a oferecer atendimento médico gratuito pelo INPS (atual SUS), assegurando o direito à saúde de qualidade para toda a população da cidade. Entre as obras de modernização pelas quais o Hospital já passou, destaque para a de 1997, quando entre outras novidades, o Hospital Dr. José Ramos passou a ofertar UTI “com o padrão dos melhores hospitais”, conforme descreveu uma matéria jornalística da época.

Hospital Dr. José Ramos inaugura novas alas trazendo mais qualidade, tecnologia, espaço e conforto (Foto: Divulgação)

O Fundador

Um baiano corajoso, amigo fiel, firme em suas decisões e postura. Estes são alguns dos adjetivos que descrevem José Ramos Neto, o Dr. Ramos. Médico, político e pai de família, ele construiu uma história sólida e deixou seu legado.

Nascido no nordeste da Bahia, região do semiárido, na cidade de Valente, em 1948, morou em Senhor do Bonfim e depois Salvador, onde concluiu a secundário no Colégio Antônio Vieira e cursou Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Sua formatura, em dezembro de 1972, foi um divisor em sua história.

Hospital Dr. José Ramos inaugura novas alas trazendo mais qualidade, tecnologia, espaço e conforto (Foto: Divulgação)

Pouco mais de um mês depois, em janeiro de 1973, desembarcou em Eunápolis, tornando-se o 4º médico do, então, povoado.

Em janeiro de 1973, começou a trabalhar no Hospital Padre José Gualberto, onde ficou até 1975. Com dois anos de trabalho ele comprou uma casa na Rua Duque de Caxias e inaugurou ali a sua primeira clínica: a CliRamos. Em 1978, comprou um terreno na Avenida Rui Barbosa, Centro da Cidade e em setembro de 1979, neste endereço, inaugurou o Hospital José Ramos de Oliveira.

Dr. Ramos buscou e conseguiu implantar uma ala de atendimento público, via INPS (que futuramente se transformou em SUS). Foi a primeira vez que a população de Eunápolis desfrutou deste benefício.

Hospital Dr. José Ramos inaugura novas alas trazendo mais qualidade, tecnologia, espaço e conforto (Foto: Divulgação)

O seu empenho lhe rendeu o convite para ingressar na política. Em 1985, o Dr. fundou o Partido Democrático Brasileiro (PDT), em Santa Cruz Cabrália. Pela sigla, foi eleito Deputado Estadual Constituinte em 1986, exercendo o mandato até 1991.

Em 7 de fevereiro de 1988, com limites e diretrizes propostos pelo então Deputado estadual José Ramos Neto e comissão de Emancipação de Eunápolis, houve o plebiscito favorável à emancipação. Foi uma grande festa cívica.

Mesmo depois de cumprir seu mandato, continuou a dividir sua paixão pela medicina com a da vida pública. Candidatou-se novamente para Deputado Estadual. Ficou na suplência em 1995 e efetivou-se em 1998.

Acometido por uma doença degenerativa, passou a ter dificuldades de locomoção. E, num domingo, em 12 de outubro de 2014, faleceu aos 66 anos, depois de 42 anos de serviços prestados em Eunápolis.